O João Delgado escreve um excelente texto sobre as semelhanças entre os romances algarvios e as músicas do médio oriente e da bacia mediterrânica. Refere em particular o romance “O Cativo”, recolhido por Giacometti em Aljezur. Da minha experiência de investigador em Aljezur sempre achei que este romance, bem como outros romances oriundos da gesta medieval, se filiava na explicação das influências árabes em Portugal, designadamente nas regiões mais recônditas. Estudos da obra de Fernando Lopes Graça, muitos deles baseados na empiria de Michel Giacometti [que recolheu este romance], sempre me salientaram outra explicação para o facto: FLG sempre defendeu, ao contrário de "influência", o conceito de "similitude". Eu, só devo concordar com esta excelente tese, porque mais universalista.
Há tempos atrás quando ouvia o romance "Branca Rosa" [recolhido por nós em Aljezur, vinte anos depois de Giacometti ter lá estado], apercebi-me da semelhança das frases melódicas iniciais com um tema da Orquestra Andalusi de Tânger. Era mesmo igual. O que poderia ter acontecido? Nem a informante Adélia Rosado teria conhecimento do tema marroquino nem a Orquestra conheceria a versão cantada de Aljezur! Pensando no assunto, e lendo vários investigadores de etnomusicologia, concordei com a ideia de Graça, sobre "a similitude", provinda de um caldeirão de culturas mediterrânicas que enformaram também a música, na época, e pelo vistos continuam a ter esse efeito.
Há tempos atrás quando ouvia o romance "Branca Rosa" [recolhido por nós em Aljezur, vinte anos depois de Giacometti ter lá estado], apercebi-me da semelhança das frases melódicas iniciais com um tema da Orquestra Andalusi de Tânger. Era mesmo igual. O que poderia ter acontecido? Nem a informante Adélia Rosado teria conhecimento do tema marroquino nem a Orquestra conheceria a versão cantada de Aljezur! Pensando no assunto, e lendo vários investigadores de etnomusicologia, concordei com a ideia de Graça, sobre "a similitude", provinda de um caldeirão de culturas mediterrânicas que enformaram também a música, na época, e pelo vistos continuam a ter esse efeito.
p.s.: devo agradecer o link que João Delgado colocou para este blogue.