O último número da revista do Arquivo Municipal de Loulé - publicado recentemente - conta com dois artigos meus. Sobre o primeiro falei aqui; sobre o segundo, devo dizer que se trata de um artigo coletivo que escrevi com duas ex-alunas minhas, das quais fui orientador no seu trabalho prático de conclusão de licenciatura.
O artigo reflete sobre uma experiência empírica realizada na freguesia de Alte, no concelho de Loulé, no âmbito de uma prática curricular académica, da área da educação comunitária. Essa prática é enquadrada concetualmente no campo da complexa e polissémica perspetiva do desenvolvimento comunitário e da sua teia de relações e interações com a educação, com o estado, ou com as organizações da chamada sociedade civil.
Partindo da pedagogia freiriana, analisam-se os processos de diagnóstico, projeto e intervenção comunitária, realizados na freguesia de Alte, entre setembro de 2016 e junho de 2018, com vista ao desenvolvimento de um mecanismo de participação social e de construção de cidadanias na comunidade, terminando com uma avaliação dos resultados previstos e apontando alguns caminhos de continuidade dos processos de desenvolvimento local.