quarta-feira, dezembro 02, 2020

Aleixo: de desleixo a obrigado!


O marketing político usa, de entre muitas, duas medidas de ataque ou de oposição: a crítica direta ou velada, quase sempre provocatória e propagandista (repare-se nas campanhas presidenciais americanas, sobretudo nas últimas); ou, menos vezes, no elogio transmutado de humor, ou gozo literário, colocando-se como proselitista do acusado.  A campanha do PSD em Loulé, traz estes exemplos para a próxima eleição autárquica: num momento algo distante, titulava numa tela a palavra «desleixo», no início da renovada Rua do Cemitério, a partir da rotunda dos Bombeiros, assumindo claramente a negatividade do presidente em exercício, Aleixo, Vitor. Há dias, num outdoor colocado no início da Avenida Costa Mealha, a mensagem titulava «Obrigado Aleixo», agradecendo as putativas e não executadas obras dos últimos sete anos; e terminava: «É obra!».

Temos aqui uma inflexão de agitprop política, resultado de novas análises ou de novos agentes políticos. A acompanhar!