quinta-feira, novembro 22, 2018

al-'ulyà, uma revista de resistência


Ontem, dia 21 de novembro, a revista al-'ulià comemorou 25 anos de vida. Melhor, diria, 26 anos já que o seu primeiro número foi lançado a 21 de novembro de 1992, numa cerimónia presidida pelo presidente e amigo Joaquim Vairinhos. A revista era dirigida por João Sabóia, historiador e documentalista, e nesse número tive a honra de colaborar, com um artigo sobre «O Movimento Associativo em Meio Rural». Bom, a história da revista, conta-se no artigo conjunto de João Sabóia e Pedro Serra (atual diretor da revista, desde o seu quarto número) sobre os 25 anos da revista, entre as pp. 9-20 do número saído ontem.
Mas a comemoração dos 25 anos serviu, também, para divulgar o Conselho Científico da revista, integrado pelos autores dos artigos em presença e para lançar o Prémio Bienal Joaquim Romero Magalhães, instituído pela Câmara Municipal de Loulé, no valor de 4 mil euros.
Ao João e ao Pedro, de quem tenho a sorte de ter sido colega de trabalho na década de ouro de 1990-2000, e de ser amigo, desejo as maiores felicidades para a continuidade da revista, de quem espero continuar a ser colaborador.