terça-feira, maio 19, 2020

Pequenas histórias do 25A74

A propósito do meu testemunho sobre o 25 de Abril de 1974, publicado no facebook do Museu do Aljube (ainda é possível ler clicando na imagem aqui ao lado), o amigo José Quadros envia-me o seu testemunho, enquanto miliciano que viveu o período do golpe das Caldas e o 25 de Abril ainda na tropa, o que agradeço e aqui se publica:
Caro amigo
É verdade que todos os que na altura cumpriam serviço militar terão um bocadinho da história deste país por contar, especialmente importante porque partem de outros ângulos que não são os do Terreiro do Paço e esses estão documentados. Podem ser pequenas histórias mas todas ajudarão a construir a grande história. Aquilo que vivi no meu contexto passou ao lado da grande história. Nunca vi referido que todos os cabos milicianos do golpe das Caldas estiveram presos em Santa Margarida e foram interrogados por generais vindos de Lisboa. Eram cento e tal. Eram milicianos como eu e sentia na pele o impasse que aquilo representava para a vida deles. Falava particularmente com eles e dentro de um certo secretismo ajudava no que podia sem levantar na estrutura superior evidências. Era assim que lhes levava o correio em mão para o Tramagal, pois tinha-me apercebido nos primeiros dias que o correio ficava na gaveta do comandante da unidade. Os familiares por este meio localizaram-nos e vinham visitá-los, mas havia regras apertadas. Contactos só à distância. Arranjei uma saleta clandestina e metia lá os familiares sozinhos com eles e só poderiam de lá sair depois de eu verificar com o sentinela conivente  que não andavam superiores por ali.
E por aí fora…muitas histórias.