sábado, dezembro 15, 2012
Algum trabalho para desenjoar
Desenhar à volta do mundo
domingo, novembro 25, 2012
Alberto Melo em Passagens Revoltas
domingo, novembro 18, 2012
A dança universal em Angola
quarta-feira, novembro 14, 2012
A educação em Portugal
terça-feira, novembro 13, 2012
O vídeo de Marcelo
segunda-feira, outubro 29, 2012
Regressar sem partir
quarta-feira, outubro 24, 2012
Telemóveis e espaço público
domingo, outubro 21, 2012
Platão e a atualidade
sábado, outubro 20, 2012
Uma criança em Quarteira: o elo mais frágil
sexta-feira, outubro 19, 2012
Robert Kurz
quarta-feira, outubro 03, 2012
Eric Hobsbawm
Olha o PS tão respeitável!
terça-feira, julho 03, 2012
Memorial contra mortes na EN 125
quarta-feira, junho 27, 2012
O ministro não sabe nadar, io!
terça-feira, junho 12, 2012
Ovos escalfados
terça-feira, junho 05, 2012
Arte popular religiosa
quarta-feira, maio 23, 2012
Portajar é matar. Mais um morto na EN 125
Atualização às 00:21h - ver aqui.
Sr. Dr. Passos Coelho, as vitimas da EN 125 têm um rosto, e este rosto que lhe deixo aqui na sua página é o do meu amigo Noé, que perdeu a vida hoje na referida estrada! O Noé tem um rosto, tem uma família, tem muitos amigos tem uma namorada que o ama e hoje perdeu isso tudo devido à política de terra queimada que o Sr. Dr. e os seus comparsas estão a implementar no nosso pais! Hoje apresento-lhe o Noé, amanhã será outro e outro e outro até que o Sr. Dr. entenda que os portugueses não são números nem estatísticas! O Noé morreu porque o Sr. Dr. e os seus comparsas nos obrigaram a pagar portagens na A22, levando o grosso do transito de volta à EN125 outrora tristemente conhecida pela estrada da morte, e que agora volta a matar, como um monstro adormecido que o Sr. Dr. acordou. Este é o NOÉ e morreu hoje por sua culpa Sr. Dr. Pedro Passos Coelho.
quinta-feira, maio 03, 2012
O Algarve dá exemplo de cidadania
Será que é desta que as portagens se discutem?
quarta-feira, maio 02, 2012
Mais um morto na EN 125
terça-feira, maio 01, 2012
Pingo Doce provoca conflitos
Ver vídeo TVI (link).
segunda-feira, abril 30, 2012
Jazz eterno
quinta-feira, abril 26, 2012
Refundar Abril na rua
quarta-feira, abril 25, 2012
25 de abril na rua
terça-feira, abril 24, 2012
Este blog está de luto-Miguel Portas morreu
Mudam as moscas mas a merda continua!
segunda-feira, abril 23, 2012
Fazer de novo Abril
quarta-feira, abril 18, 2012
Interoperabilidade, a aldrabice sobre a Via do Infante
segunda-feira, abril 16, 2012
Governo não é burro nem estúpido...
Um despacho do Ministério da Educação e Ciência estipula que as turmas, no próximo ano letivo, possam ter um máximo de 30 alunos. Os programas de reabilitação da Parque Escolar prepararam as salas de aula para um máximo de 28 alunos.
domingo, abril 15, 2012
Assembleia de Utentes da Via do Infante aprova resolução contra portagens
sexta-feira, abril 13, 2012
A solução final para as portagens é a sua suspensão
Participa na Assembleia de Utentes da Via do Infante
Nuno Crato pensa 'eduquês'
quinta-feira, abril 12, 2012
Soares e o PS querem portagens no Algarve
quarta-feira, abril 04, 2012
Fazer a síntese depois da antítese
Ler o artigo completo do João Vasconcelos na revista Comuna (link).Neste momento, a luta pela suspensão das portagens no Algarve já atingiu uma dimensão verdadeiramente internacional. [No I Encontro Transfronteiriço Hispano-Luso] foi constituída a Comissão luso-espanhola para a supressão das portagens na A22.
Vender o Algarve a pataco
Até 22 de abril, e por cada compra acima de 30 euros num dos cinco armazéns da região, os clientes ganham direito a uma estadia extra no Algarve, mediante reserva de uma primeira noite (2 abril, p. 16).
segunda-feira, abril 02, 2012
Resistência à esquerda
Quinta da Ombria sempre na umbria
domingo, abril 01, 2012
Governo pretende suspender portagens na A22 a 1 julho
sábado, março 31, 2012
Olha o Millôr!
sexta-feira, março 30, 2012
CUVI entrega processo de luta antiportagens ao ministro da economia
quarta-feira, março 28, 2012
Paris, Praia do Hawai na Praia da Rocha
O logro das estatísticas
segunda-feira, março 26, 2012
quarta-feira, março 21, 2012
Poesia junto ao mar
terça-feira, março 20, 2012
Auditaremos a dívida?
segunda-feira, março 19, 2012
Um Dylan desassossegado
sábado, março 17, 2012
Edital
sexta-feira, março 16, 2012
While the Algarve has staged regular protests since the introduction of tolls on the A22 motorway last December, demonstrators are usually outnumbered by journalists covering these events. Not content with lack of inroads being made by their Portuguese counterparts, a number of interest groups, associations and even the Spanish government have come together in a bid to do away with what they term Portugal’s “counter-productive” tolls.
segunda-feira, fevereiro 06, 2012
Ser campeão distrital
sábado, fevereiro 04, 2012
Marcha contra portagens entope EN 125
A luta vai continuar e com mais força. A radicalização da luta é uma forte possibilidade. A injustiça e a prepotência do poder gera a indignação, a resistência e a revolta das populações. Um novo buzinão e uma nova marcha lenta de viaturas irão ocorrer na EN 125, com partida de Boliqueime pelas 16.30 horas a caminho de Faro, passando pelo aeroporto, no próximo dia 8 de março. O Algarve solidariza-se com a luta a nível nacional contra as portagens nas antigas SCUT’s, que terá lugar neste dia. Novas lutas e outras ações contra as portagens despontarão no Algarve nos próximos meses. Para já, os utentes deverão continuar a boicotar a Via do Infante, o que também é uma forma de luta.
sexta-feira, fevereiro 03, 2012
Comissão Luso-Espanhola contra portagens
- Participação ativa de todos para trabalhar, dialogar e cooperar para suprimir as barreiras artificiais que dificultem a livre circulação e o funcionamento do mercado interno e que criem restrições à mobilidade dos intercâmbios comerciais, laborais, culturais, etc.
- Na Zona Transfronteiriça Algarve-Alentejo-Huelva deverá ser criada uma zona de exclusão e livre de portagens em ambos os lados da fronteira, que tenha um raio de acção de 130 quilómetros a partir da Ponte Internacional do Guadiana.
- Foi constituída a Comissão luso-espanhola para a supressão das portagens no espaço transfronteiriço, cujo objectivo será a participação, o diálogo e o consenso para a unidade de acção para a abolição das portagens no Algarve, promovendo o diálogo luso-espanhol a todos os níveis a fim de restabelecer o espírito de coesão, a livre circulação e os intercâmbios comerciais, laborais, culturais e dos interesses dos consumidores e outros cidadãos.
- Foi aprovado um projeto de Manifesto para a supressão das portagens no espaço transfronteiriço, dando-se um prazo até dia 10 de fevereiro para a introdução de propostas de melhoramento, procurando o consenso entre todos. Na próxima reunião será aprovado o Manifesto, assim como uma campanha de informação e um calendário de acções para a supressão das portagens na A22.
- A Comissão constituída encontra-se aberta a novas adesões, desde que aceitem o que foi aprovado até ao momento.
- A Comissão constituída irá interceder junto dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros de Espanha e de Portugal, chamando a atenção para o cumprimento do Pacto de Valência de 2003, assim como junto dos Ministros de Fomento e da Economia respectivos, solicitando o cumprimento da Diretiva da UE em matéria de portagens. Também irá interceder junto das autoridades regionais do Algarve e do Alentejo, da Junta da Andaluzia e da Deputação Provincial de Huelva, assim como das Câmaras Municipais do Algarve e Alentejo dentro da zona de exclusão de portagens.
- Também haverá uma intervenção junto de todos os Eurodeputados de Espanha e de Portugal, a fim de apoiarem o que foi acordado. O Alcaide de Ayamonte colocará o assunto no Grupo da Aliança Progressista de Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu.
quinta-feira, fevereiro 02, 2012
domingo, janeiro 29, 2012
Pela suspensão das portagens na Via do Infante

sexta-feira, janeiro 27, 2012
O conceito de desobediência civil #5

A desobediência civil: entre a lei e a justiça
A declaração de voto dos deputados do PSD eleitos pelo Algarve, a propósito da sua posição na Assembleia da República aquando da última apreciação parlamentar do decreto-lei que instituiu as portagens na Via do Infante, merece uma resposta.
Não tanto pela desfaçatez de que dá prova mas sobretudo por representar uma “desobediência civil” à sua responsabilidade política e institucional.
Com algum atraso, o barlavento publicou o meu artigo sobre a posição dos deputados do PSD a propósito das portagens na Via do Infante. Ler+
Contra as portagens no Algarve chega a Lisboa
quinta-feira, janeiro 26, 2012
Atraso 1
quarta-feira, janeiro 25, 2012
Atraso 2
quarta-feira, janeiro 18, 2012
Construir a cidadania contra as portagens
As imagens do evento podem ser vistas aqui.
Um texto síntese de algumas propostas lidas pelo João Martins pode ser lido aqui.
sexta-feira, janeiro 13, 2012
Todos à Assembleia da Via do Infante

Caros amigos,
Os utentes da Via do Infante e outros cidadãos vão discutir e aprovar novas formas de luta pela suspensão das portagens no Algarve. Para este efeito a Comissão de Utentes convocou uma assembleia pública de utentes para o próximo dia 14 de janeiro (sábado), pelas 15.30 horas, no Restaurante Austrália, em Vale da Venda (EN 125, frente à fábrica da Sumol), à entrada de Faro.
Todos os utentes devem participar nesta assembleia pública. Neste momento está em marcha uma Petição dirigida à Assembleia da República com o intuito de suspender imediatamente as portagens – pretende-se chegar às 100 mil assinaturas!
A luta contra as portagens na Via do Infante não pode parar e tem de intensificar-se. A EN 125, uma autêntica rua urbana, está transformada num caos rodoviário e de novo na “estrada da morte”, com vários acidentes mortais. E o Verão ainda não chegou. Por outro lado vamos a assistir a mais desemprego, falências de empresas e mais dificuldades para os algarvios e outros cidadãos. O turismo já em crise, está a ressentir-se fortemente, com os espanhóis a boicotarem o Algarve.
É urgente a devolução da Via do Infante ao Algarve. Para isso é preciso lutar ainda mais, com coragem e determinação. A luta é o caminho – em várias frentes.
Comparece nesta assembleia dia 14 de janeiro e divulga esta mensagem.
A Comissão de Utentes da Via do Infante
quinta-feira, janeiro 12, 2012
Ministros terra a terra
Aguiar Branco (ministro da Defesa?; quem dá por ele?) diz que cada um de nós é um galho na retoma de Portugal. Álvaro S. Pereira (ministro da economia...; quem o quer ouvir?) quer incentivar as exportações através da internacionalização do pastel de nata.Nunca a política em Portugal foi tão clara!
domingo, janeiro 08, 2012
segunda-feira, janeiro 02, 2012
Mais uma morte desnecessária na 125
Contra esta violência das portagens na Via do Infante que nos empurra para a Estrada da Morte assine a Petição Pela Suspensão Imediata das Portagens na A22/Via Infante de Sagres (aqui).