quarta-feira, outubro 27, 2004

Um balanço da página [a cultura], de «A Voz de Loulé»

No passado dia 15 de Outubro o quinzenário «A Voz de Loulé» publicava o último número de [a cultura]. Nada que não tivéssemos previsto, quando iniciámos a publicação em «A Voz de Loulé» de uma página de cultura [em termos latos, pois a nossa intenção era apenas abordar um conjunto de temas de manifesto interesse cultural, com um sentido de competência científica], aberta a colaborações diversas. Se um dos objectivos era abalar o panorama da presença da cultura nas páginas dos jornais regionais [normalmente voltadas para uma vertente cultural mais mediático-populista], outro seria, sem dúvida, lançar pontes e raízes para projectos mais alicerçados dos pontos de vista cultural e organizacional. Por isso se referia, no “editorial” desse número, que terminava aqui uma primeira fase. E terminou nesse dia, dia 15 de Outubro, altura em que há exactamente 48 anos surgia em «A Voz de Loulé» uma página cultural intitulada “Prisma de Cristal”, organizada pelo poeta Casimiro de Brito. Essa a razão do tema desse número.
Agora, é tempo de balanço, de olhar para trás, reler os nossos/vossos textos, deliciarmo-nos com as imagens, falar com os amigos e com os leitores. O tempo de paragem servirá, também, para dar à edição uma publicação com a selecção do que de mais interessante se foi publicando por aqui, sempre com competente lavra, sempre com empenho absolutamente gracioso. Por isso, agradeço a todos os que colaboraram nestas páginas desde 1 de Abril deste ano, vindos de muitos pontos do país, alguns amigos, outros que entraram nessa roda de similitudes afectivas.
Por ora, podemos, em jeito de quem abre uma prenda para guardar para sempre, percorrermos os carreiros da nossa conhecida e tão crítica formiga, atentarmos nas sentenças proveitosas e exemplares do nosso amigo Luís Ene, conhecermos as escolhas do coração de António Baeta, a propósito do coração de outra barca, a de Casimiro de Brito. E, sobretudo, ficarmos a conhecer a nossa enorme dívida a este grande poeta e homem de cultura, nascido em Loulé, Casimiro Cavaco Correia de Brito, que o amigo José Batista [Jobat] desenha, como seu amigo.
Uma palavra de apreço àqueles que, comigo, deram as mãos na roda inicial: Amália Cabrita, José Batista e Luís Ene. Um obrigado ao José Maria, director de «A Voz de Loulé» e à sua pequena mas grande equipa.

Nota: pode ler alguns textos deste nº de 15 de Outubro nos posts abaixo identificados com [a cultura] e conhecer o histórico da página cultural clicando em “acultura”.