domingo, outubro 24, 2004

Jaquinzinho, ou charrinho?

Brincalhão, o Paulo Querido tem destas coisas. A propósito dos “jaquinzinhos” constituirem, ou não, uma degustação dicotómica entre esquerda e direita, vai dizendo:
É tudo uma questão de classes (sim, sei que não está na moda, mas que as há, há). E contra isto batatas. Logo, Filipe, jaquinzinhos é um prato de esquerdistas e está interdito (horror! porcaria! argh!) nas mesas direitistas. O jcd usou a palavra para intitular o seu blogue primeiro porque é algarvio e segundo porque é uma forma de gozar com a esquerda.
Na verdade, o termo "jaquinzinhos" é um termo aristocrático, da língua dita culta, para designar a espécie comestível das costas do Algarve e do sul atlântico, que se designa carapau. "Jaquinzinho" pretendeu designar um espécime piscícola, degustado de várias formas, que vernacularmente sempre se designou de carapau ou [melhor ainda] de charrinho. Portanto, o termo jaquinzinho é um termo da burguesia e o termo charrinho é um termo popular. O seu uso nas mesas das refeições blogosféricas, pode ser o prolongamento dessas diferenças de que falo.