terça-feira, outubro 19, 2004

a Maria Rosa Colaço

A notícia apanhou-me de surpresa. Acabei agora de ler um email de um leitor que avisava da criação de um blogue. A informação sucedia a um comentário que este leitor deixara num post antigo [de maio passado] sobre um dos livros que marcaram a minha vida. Segui o link do nóvel blogue, pois nestas coisas não há que esperar para ver. Foi assim que fiquei a saber da morte da Maria Rosa Colaço (MRC), uma pedagoga, professora e escritora que marcou gerações de alunos. É o caso deste nosso amigo leitor [António Matos Rodrigues] que, triste com a morte da sua antiga professora primária e mais triste ainda pelo cerco de silêncio que se fez à volta dela, decidiu criar um blogue em sua homenagem, com o seu nome, abrindo-o a quem queira testemunhar as suas vivências. Pela minha parte enviei o meu contributo: um texto que, em Maio passado, publicara na página [a cultura] de «A Voz de Loulé» e disponibilizado também no seu sítio virtual.
Por agora resta-me lembrar que MRC deixou belos rastos da sua escrita na página literária de «A Voz de Loulé», nos finais de 50 e que a Biblioteca Municipal de Loulé a escolheu como autora da semana, expondo alguns dos seus livros.