quarta-feira, dezembro 15, 2021

Citar Maurice Halbwachs como homenagem à memória coletiva

Nestes dias tenho andado arredado desta casa, pois a leitura de obras sobre os processos de memória e a cultura popular – indispensáveis para o livro que estou a preparar – me têm ocupado os dias. É sobre um deles, da autoria de Maurice Halbwachs, que venho aqui falar. «A Memória Coletiva» (Edições Vértice, 1990 [1950]) é uma obra extraordinária, pela pesquisa e introdução de conceitos novos no campo da filosofia e da psicologia dos mecanismos dos processos da memória. Na minha tese de mestrado citei-o algumas vezes indiretamente (portanto a partir de autores posteriores), dada a dificuldade em encontrar a obra. Passados alguns anos, eis-me aqui com o livro em pdf e alguns dados biográficos que não conhecia. Por exemplo, o facto de ter sido assassinado pelos nazis, num dos seus famigerados campos de concentração (1945), depois de ter viajado, estudado e lecionado em vários países, até ser preso e deportado após a invasão da França pelas tropas do fascista Hitler. A homenagem que lhe podemos prestar é citá-lo e referi-lo sempre.