segunda-feira, junho 01, 2020

Equipa de Faro no concurso Prata da Casa

(recorte do «Diário de Lisboa», de 2 de junho de 1980 > clicar  para ver melhor)

O recorte do 'DL', com a crítica habitual de Mário Castrim sobre televisão, versa a participação da equipa do distrito de Faro, no concurso televisivo da RTP, A Prata da Casa, que decorrera em Lisboa no dia anterior, 1 de junho de 1980, Dia da Criança. A data não foi esquecida pelas duas equipas, a nossa (em que participei com amigos da cidade de Faro e convidados de outras paragens) e a equipa de Évora (liderada pelo Zé Carlos Zorrinho, hoje eurodeputado pelo PS), conforme se percebe nos elogios parcos de Castrim. Vencemos esta etapa de mãos e vozes dadas com os amigos de Évora, e na segunda jornada acabamos por perder com a equipa da Guarda. Essa prova deu brado e colocou o concurso sob pressão, com a RTP e o júri do concurso acusados de conservadorismo. A jornada seguinte à nossa segunda participação, com a equipa do Porto (não recordo qual a equipa que disputava) rebentou com o concurso, que acabou por ter uma segunda edição, uma década depois, que foi ganha (espante-se!) por Faro.
As gravações do concurso foram destruídas pela própria RTP, soube-o há semanas numa busca sobre a participação da equipa de Coimbra, a única que, gravada por amigos, está disponível no you tube.
Foi há 40 anos, e estes tempos foram o embrião de muitas das iniciativas culturais da cidade de Faro, que revolveram as vidas de muitos de nós.