sábado, abril 15, 2006

Como vamos de choque tecnológico?

A propósito das simplificações administrativas, sugeridas pelo Tiago Barbosa Ribeiro no seu blogue Kontratempos, o meu contributo foi este:
Há dias tentei inscrever-me no serviço de acesso directo da Segurança Social (SS), para obter diversas informações online. Como tinha um nº antigo (de 9 dígitos) necessitei de solicitar o actual (de 11 dígitos). Rápido e fácil, por Email; mais rápido e fácil, ainda, porque o site disponibiliza uma alteração imediata. Com estes dados tentei inscrever-me de novo. Só que desta vez a morada constante era uma das minhas antigas residências; e por isso tive de cancelar a operação. Procurando no site da SS não encontrei nenhum formulário/janela/serviço que me permita alterar a morada e inscrever-me. Conclusão: o mais fácil é, para o site da SS, o mais complexo.
Entretanto, acabei por enviar um mail ao serviço da SS Directa, a solicitar alteração da morada. A resposta do serviço foi esta:
Em resposta ao mail enviado, vimos por este meio informar que, para proceder à actualização de morada poderá dirigir-se ao Centro de Segurança Social com o respectivo Bilhete de Identidade e um comprovativo de morada. Para mais informações sobre o Serviço Segurança Social Directa , poderá contactar-nos através do telefone: 21.4230101.
Com os melhores cumprimentos,
Serviço Segurança Social Directa
Instituto de Informática e Estatística da Segurança Social, I. P.
*
Um verdadeiro choque (tecnológico)!