quinta-feira, setembro 13, 2007

O Sargento

Há algum tempo que não dou notícias, por aqui. Penso que nunca estive tanto tempo sem postar. A verdade é que o ano lectivo anterior (esta é a minha medida de tempo profissional) foi extenuante. Apresentei as minhas provas públicas de mestrado (uff, finalmente), desempenhei cargos profissionais na minha escola, num ano em que se fechou a 1ª fase do processo de adequação do ensino superior ao regime da Declaração de Bolonha, ajudei a relançar a Associação D’Agir, uma entidade educativa destinada à formação e à investigação da educação e do desenvolvimento. Enfim, fui olhando de relance outras tarefas que tenho em mãos como o estudo do Grupo Folclórico de Alte, fui participando em seminários, colóquios, congressos, por aí...
As férias foram tão retemperadoras, que fui perdendo o apetite e o vício de escrever sobre a espuma dos dias. Comer, dormir, ler, nadar e correr foi o meu lema durante o mês de Agosto e se não acordo, já ia com o mesmo balanço nas primícias de Setembro.
*

Miguel Barreira/AP

Mas, olhem, hoje apetece-me falar do Scolari. O homem não merecia que eu escrevesse aqui o seu nome, mas quero antecipar-me à conferência de imprensa que ele prometeu para as 18.30h. Quem me lê sabe (e quem não sabe fica a saber) que eu não morro de amores pelo treinador da selecção portuguesa de futebol. Pelo contrário, já aqui escrevi que o homem é um pequeno ditador disfarçado de sargento disciplinador. Para além de deseducado, falso pedagogo e patrioteiro de meia-tigela. Quem nunca jogou futebol perceberá menos o papel de um treinador de uma equipa e, por isso, acha que ele trouxe alguma competência técnica e moral à equipa ou a Portugal. Mas foram esses saloios da futebolite que o colocaram como seleccionador, treinador, ícone da juventude e empresário da publicidade pátria. Mais dia menos dia o verniz haveria de estalar e como o homem é bronco fê-lo ontem, perante toda a gente, do futebol, da política e do povo que colocou as bandeirinhas à janela, a seu pedido. A partir de hoje já o estão a sacrificar. Quem não o sacrifica? Os émulos do dirigismo desportivo (Vieira incluído), o secretário de estado do desporto, que acha que os factos são apenas do foro desportivo, e o presidente da federação, o único que não ouvi até agora. Às 18.30, espero que aquele que diz que “nem sequer lhe toquei num cabélinho”, tenha um resíduo de acesso de ética que lhe permita demitir-se. De contrário, cabe ao governo fazê-lo e não deixar para a federação o ónus da vergonha.