sábado, março 31, 2007
O hino do Allgarve
Não me parece que valha a pena todo o corrupio à volta da chamada marca Allgarve, que identifica uma campanha de promoção turística que o governo lançou, pela mão de um ministro um tudo ou nada ignorante. O deputado Mendes Bota vem, agora, dizer que a marca já tinha sido criada, na Net, por um holandês que vive em Lagoa. É claro que isto é ainda mais estapafúrdio, pois sabemos que já ninguém inventa nada de novo, desde o dadaísmo. Ou melhor que a invenção é o pão nosso de cada dia, como veremos adiante. Para além de uma zanga de comadres partidária, mais que evidente, sabemos que aos algarvios tudo isto entra por um ouvido e sai por outro. Na verdade, a representação de um Algarve cristalizado de belezas tradicionais está apenas na cabeça da classe dirigente da região, herdeira do romantismo liberal de oitocentos. E é esse Algarve tradicionalizado que há muito se vende aos turistas. O Allgarve é o resultado dessa perspectiva romantizada elevada a marketing mais descarado. E por isso não tem de ser mais criticável do que a campanha de criação de um hino do Algarve, patrocinada por Macário Correia - presidente da AMAL -, há uns tempos atrás.