segunda-feira, novembro 12, 2018

Culturas e similitudes

 
Há tempos desligado das temáticas culturais, que em tempo me envolveram diariamente, dou por mim de vez em quando a descobrir similitudes e sequências que recordam o que fui fazendo com amigos e companheiros de jornadas diversas. O projeto Documentar Loulé Interior é um desses exemplos. No quadro da Algarve Film Comission e financiado por diversos organismos, tem vindo a documentar memórias patrimoniais e orais do concelho. Entre essas, lá encontro o registo sonoro em vídeo das cantigas e das estórias dos Velhos da Torre, que gravei em 2003, no CD intitulado «Velhos da Torre e Amigos», 2º volume da coleção Tradição Musical de Loulé, editada pela Câmara Municipal. O filme, que pode ser visto aqui, também me recorda, nalgumas sequências e no seu guião, o documentário que realizamos, eu e o amigo Adão Contreiras (o trailer pode ser visto no seu blogue, aqui).