quinta-feira, março 28, 2013

Nove anos de blogosfera

Nem dei por tal. Por volta de meados de fevereiro este blog (que herdou o velho 'Contrasenso' do Sapo) fez 9 anos. Entramos agora no 10º ano desta blogosfera tão atraente quanto traiçoeira. A data merece mudança no formato e referência no cabeçalho.

Costa Vicentina: mar salgado

Praia dos Alteirinhos, observando a altura da maré, um dia antes da pesca de percebes, legitimada pela norma em tempos de apanha e de comezaina. Não há nada melhor do que o sabor deste mar, salgado e frio.

domingo, março 24, 2013

sábado, março 23, 2013

1900

1900 é um dos filmes mais emblemáticos de Rossellini. Filmado em 1976, reproduz a primeira centúria do século XX, contrabalançando a ascensão do fascismo mussoliniano com a organização sistemática das ligas camponesas e operárias da Itália e da Europa. Vi-o em Portimão, no Cine Teatro, em 1977, provavelmente, pois no ano seguinte já estava a viver em Faro. Recordava-me de muitas das cenas marcantes do romantismo (mais do que do neorealismo) do realizador, sobretudo das paixões, dos conflitos e das festas camponesas, entre o bucolismo dos campos e a paleta multicromática dos cenários reais. Mas, ao tempo, uma das marcas identitárias da luta antifascista, a morte do gato preto e branco - perpetrado pelo camisa azul representado pelo ainda jovem ator Donald Sutherland - foi uma das representações simbólicas mais evidentes.
No passado sábado a RTP apresenta a primeira parte do filme (que tem cerca de seis horas) a altas horas da noite. Dou por ele por acaso, no zapping à espera do Eixo do Mal, e vejo-o a partir do momento em que o descobri, anunciando-se a segunda parte para hoje. Uma busca incessante encontra a 2ª parte do filme prevista a partir das 01:30 da madrugada, a desoras portanto. Um mau serviço público é o que cabe dizer.

sexta-feira, março 22, 2013

Sócrates na televisão pública

Há quem ache que o regresso do filho pródigo Sócrates ao comentário político é uma tentativa de reabilitar o partido socialista, numa altura em que as condições objetivas não o favorecem como alternativa política. A petição contrária à entrada do ex-1º ministro na televisão pública, com argumentos de 'empoderamento' do responsável pela crise portuguesa, não percebe uma coisa simples: este regresso só favorece o PSD no poder ao colocar no terreno uma outra face do PS, a da política dos PEC. Parece mesmo uma jogada do ministro Relvas, sempre na sombra, preste na armadilha.

sexta-feira, março 08, 2013

Ou seja*

Vim aqui para vos falar destes dias cinzentos, ou seja, dum país em dose excessiva de austeridade capitalista, ou seja, da necessidade de resistirmos cada vez mais, ou seja, a sós ou muito acompanhados, ou seja, por que só assim derrotamos este governo, ou seja, a troika internacional.

* Abaixo o uso excessivo e martirizante, por comentadores de economês e de futebolês, da locução "ou seja".