segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Ser campeão distrital


O GCL - Ginástica Clube de Loulé levou uma dezena de atletas aos pódios do campeonato distrital de duplo-mini-trampolim (DMT) e de tumbling (TU) em várias categorias. O Dani deu o seu contributo, conquistando o 1º lugar distrital na categoria de iniciados em DMT. Força amigo!

sábado, fevereiro 04, 2012

Marcha contra portagens entope EN 125

A Comissão de Utentes congratula-se com o êxito que constituiu o buzinão e a marcha lenta de viaturas no passado dia 3 de fevereiro, com uma fila com mais de 10 quilómetros. Muitas centenas de automobilistas entupiram literalmente a EN 125, entre Lagoa e Boliqueime, levando 2 horas a percorrer uma distância de 30 quilómetros. Comprova-se assim que os utentes, mesmo depois da introdução das portagens continuam dispostos a lutar contra as mesmas.
A luta vai continuar e com mais força. A radicalização da luta é uma forte possibilidade. A injustiça e a prepotência do poder gera a indignação, a resistência e a revolta das populações. Um novo buzinão e uma nova marcha lenta de viaturas irão ocorrer na EN 125, com partida de Boliqueime pelas 16.30 horas a caminho de Faro, passando pelo aeroporto, no próximo dia 8 de março. O Algarve solidariza-se com a luta a nível nacional contra as portagens nas antigas SCUT’s, que terá lugar neste dia. Novas lutas e outras ações contra as portagens despontarão no Algarve nos próximos meses. Para já, os utentes deverão continuar a boicotar a Via do Infante, o que também é uma forma de luta.

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Comissão Luso-Espanhola contra portagens


Como anteriormente foi anunciado, teve lugar no passado dia 3 de fevereiro, em Ayamonte, o I Encontro Transfronteiriço Hispano–Luso com a participação da Comissão de Utentes da Via do Infante e de diversas entidades e associações sociais, empresariais e sindicais de Andaluzia, onde se destaca o Ayuntamiento de Ayamonte, a Federação Nacional das Associações de Transportadores de Espanha, as Comissiones Obreras e a UGT de Huelva. Participaram como observadores o Patronato do Turismo de Huelva e a Entidade Regional do Turismo do Algarve. As principais conclusões acordadas no referido Encontro foram as seguintes:

  1. Participação ativa de todos para trabalhar, dialogar e cooperar para suprimir as barreiras artificiais que dificultem a livre circulação e o funcionamento do mercado interno e que criem restrições à mobilidade dos intercâmbios comerciais, laborais, culturais, etc.
  1. Na Zona Transfronteiriça Algarve-Alentejo-Huelva deverá ser criada uma zona de exclusão e livre de portagens em ambos os lados da fronteira, que tenha um raio de acção de 130 quilómetros a partir da Ponte Internacional do Guadiana.
  1. Foi constituída a Comissão luso-espanhola para a supressão das portagens no espaço transfronteiriço, cujo objectivo será a participação, o diálogo e o consenso para a unidade de acção para a abolição das portagens no Algarve, promovendo o diálogo luso-espanhol a todos os níveis a fim de restabelecer o espírito de coesão, a livre circulação e os intercâmbios comerciais, laborais, culturais e dos interesses dos consumidores e outros cidadãos.
  1. Foi aprovado um projeto de Manifesto para a supressão das portagens no espaço transfronteiriço, dando-se um prazo até dia 10 de fevereiro para a introdução de propostas de melhoramento, procurando o consenso entre todos. Na próxima reunião será aprovado o Manifesto, assim como uma campanha de informação e um calendário de acções para a supressão das portagens na A22.
  1. A Comissão constituída encontra-se aberta a novas adesões, desde que aceitem o que foi aprovado até ao momento.
  1. A Comissão constituída irá interceder junto dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros de Espanha e de Portugal, chamando a atenção para o cumprimento do Pacto de Valência de 2003, assim como junto dos Ministros de Fomento e da Economia respectivos, solicitando o cumprimento da Diretiva da UE em matéria de portagens. Também irá interceder junto das autoridades regionais do Algarve e do Alentejo, da Junta da Andaluzia e da Deputação Provincial de Huelva, assim como das Câmaras Municipais do Algarve e Alentejo dentro da zona de exclusão de portagens.
  1. Também haverá uma intervenção junto de todos os Eurodeputados de Espanha e de Portugal, a fim de apoiarem o que foi acordado. O Alcaide de Ayamonte colocará o assunto no Grupo da Aliança Progressista de Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu.
A Comissão de Utentes da Via do Infante congratula-se vivamente com o que foi acordado em Ayamonte e acredita que agora estão reunidas muito melhores condições para a abolição das portagens na A22. Também espera que outras entidades e associações do Algarve e até do Alentejo adiram à Comissão constituída. Encontra-se em marcha a formação de uma ampla plataforma civil e que vai exigir e lutar pela suspensão das portagens na Via do Infante. A anulação das portagens irá impedir o desastre social e económico do Algarve.