terça-feira, novembro 30, 2010

Finalmente uma televisão


Finalmente, é uma televisão online algarvia que fura o boicote dos grandes canais de TV do poder. A Digital Mais TV apresenta uma excelente reportagem, com um excelente discurso do Almeida. Em frente pois!

Adenda às 23h:
Não é para 'embandeirar em arco', mas a pressão exercida sobre a AMAL, a propósito das portagens na Via do Infante, já deu os seus frutos. Da posição de cedência passou a propor a 'desobediência civil'. Ler no Região Sul.
Portanto, a luta continua, agora mais forte!

sábado, novembro 27, 2010

Teatro em Loulé


Grande parte deles e delas são meus amigos: actores, cenógrafos, encenadores. Há anos que dão vida à arte de Talma, sempre de forma crítica e na perspectiva das primeiras experiências experimentais com o Teatro Laboratório de Faro, nos idos anos 80. Hoje, estão com uma peça escrita por cá, que conta algumas das histórias de lá, do Amanhecer na Rotunda de Lisboa, no dia 5 de Outubro de 1910. A não perder esta noite, às 21.30h, no Pavilhão do NERA em Loulé, o TAL da Casa da Cultura de Loulé.

sexta-feira, novembro 26, 2010

Balanço da marcha contra as portagens

A imagem acima, de Luís Forra, mostra um aspecto da Marcha de Protesto contra a introdução de portagens na Via do Infante, que se realizou esta tarde em Faro. Apesar da comunicação social não saber fazer contas, diminuindo de cerca de 40 para 20 o número de viaturas presentes, o mais importante de tudo foi a participação de activistas de todo o Algarve, de cidadãos que não se conheciam até há um mês atrás, mostrando a capacidade de iniciativa de protesto, de cidadania e de organização que poucos movimentos mostraram, até hoje, no Algarve.
Lá estiveram as televisões todas, rádios em direto e vários fotógrafos que, espero, possam furar o boicote que se exerce sobre os movimentos sociais de protesto. Até agora apenas a Lusa mostrou o seu trabalho, que pode ser lido por exemplo aqui. Por ora, apenas a cotovelada em Obama, a presença de Moutinho no jogo em Alvalade e o casamento do príncipe William fazem as notícias do ópio que o povo gosta.
*
Adenda da madrugada: reportagem TSF sobre a marcha pode ser ouvida aqui.
Ver fotos no Blog do Almeida.

Hoje marcho na 125 contra as portagens

Depois da acção-surpresa realizada em Loulé, no Dia da Memória 2010, que obteve o total apoio dos clubes motards do Algarve e a solidariedade de autarcas e dirigentes sindicais (ver manifesto e imagens no blog da Comissão de Utentes), vamos hoje marchar e buzinar contra a introdução de portagens na Via do Infante e contra mais mortes na 125. O que estamos todos e todas a fazer é apenas assumir a nossa cidadania, e por isso a dar a cara pelo nosso protesto contra as injustiças. Sem este movimento social nada poderemos construir, pois é certo que os dirigentes políticos que nos governam país, região e autarquias, não falam a verdade e apenas lhes interessa a submissão dos fracos e dos pobres. Contra isso:

A Comissão de Utentes da Via do Infante apela a todos os automobilistas, utentes, associações, empresas e a todos os cidadãos, que estejam contra a introdução de portagens no Algarve, independentemente da requalificação da EN 125, que se manifestem publicamente no próximo dia 26 de Novembro incorporando-se na Marcha da Indignação. O ponto de concentração será na EN 125, Sítio do Arneiro – Faro (em frente à fábrica da Sumol), pelas 17.30 h, com partida marcada para as 18.00 h a caminho da rotunda do Hospital Distrital, nesta cidade.

P'lA Comissão de Utentes da Via do Infante
António Almeida – Loulé, Duarte Santos – Albufeira, Helder Raimundo - Loulé, Inácio Machado – Boliqueime, José Manuel Estevens – Monte Gordo, João Gonçalves Caetano - Portimão, João Nogueira – Almancil, João Vasconcelos – Portimão, Jorge Ramos - Lagoa, José Domingos – Castro Marim, José Ramos – Portimão, Mariette Martinho - Loulé, Mário Matos – Vila Nova de Cacela, Nuno Viana – Tavira, Paula Sotero - Boliqueime, Paulo Aguiar – Luz de Tavira, Regina Casimiro – Loulé, Richard Farr – Albufeira, Rogério Romão – Loulé, Sílvia Portal – Portimão, Tommy – Boliqueime

sexta-feira, novembro 19, 2010

Acção-surpresa contra as portagens na Via do Infante


A Comissão de Utentes da Via do Infante vai realizar a sua 1ª 'acção-surpresa' contra as portagens na Via do Infante, amanhã, sábado, dia 20, em Loulé, com concentração pelas 11h00, junto do Convento de S. António (na base da Igreja da Mãe Soberana).
A acção de protesto insere-se nas comemorações do Dia da Memória, organizado pelo Governo Civil de Faro e que pretende homenagear as vítimas de sinistralidade rodoviária.
Para não acrescentar mais mortes à morte na EN125, com a introdução de portagens injustas e penalizadoras na Via do Infante, o protesto será feito junto da senhora governadora civil e da comitiva que se deslocará de Faro a Loulé (Igreja da Mãe Soberana).
Contamos com o contributo de todos/as.

domingo, novembro 14, 2010

Luta contra as portagens na Via do Infante continua

(clicar na imagem para aceder ao blog da comissão de utentes)

A assembleia de utentes da Via do Infante, realizada ontem em Loulé, mostrou que a cidadania dos algarvios não está apagada e que se a luta é difícil, há uma motivação crescente para fazer ceder o governo PS, com o apoio tácito do PSD, e retirar a medida de taxar a utilização da Via do Infante. Em breve falarei mais em pormenor desta luta mas, para já, chamo a atenção para esta imagem no blogue do António Almeida. Como a memória é curta, para os governantes!

Adenda (15 novembro):
Ler notícia no Observatório do Algarve que refere algumas das acções previstas de continuidade da luta.

sexta-feira, novembro 05, 2010

Lição de Massaii a Pássaro

Quando agora se discute a futura lei dos solos, e numa perspectiva crítica para evitar o processo de apropriação e especulação fundiária que rege os diversos solos em Portugal (talvez seja bom dizer que o caso IKEA, em Loulé, é bem exemplo disso), interessa recensear aqui o engenheiro Alexandre Massaii que, nas suas Diligências de 1617, defendia o aproveitamento das terras incultas como forma de produzir riqueza e dinheiro. E mais ainda propunha o humanista, vindo de Itália:
se obriguem os donos das terras a cultivá-las, e quando eles não tenham posse, se lhes preste dinheiro, que se tornará a cobrar em arrendamento das mesmas terras, e, quando os tais donos o não queiram fazer, que as larguem (1)
(1) Guedes, L. C. (1988). Aspectos do reino do Algarve nos séculos XVI e XVII. A 'Descripção' de Alexandre Massaii (1621). Lisboa: Arquivo Histórico Militar.

terça-feira, novembro 02, 2010

Azenhas do Mar


Também no Alentejo, as Azenhas do Mar são local de pescadores, que quando o mar se revolta e enche de vagas os xistos da costa limitam-se a esperar: que o mar se acalme, que as redes se limpem de 'porqueira', que as batatas e os tomates cresçam nas hortas arenosas. Depois, logo se verá como está a lua e as estrelas...